Skip to content

A Difícil Arte de Ser Social…

janeiro 13, 2012

Amigos são um presente de Deus! Será??? Bom, digamos que um presente de Deus e um mérito nosso pelo esforço diário, semanal, mensal ou até anual para mantermos este estado.
A amizade existe em vários graus e estágios… Há amigos de longas datas, amigos recentes, melhores amigos, ex-amigos e até inimigos. Existem amigos que não são propriamente amigos, mais chamados de “colegas” ou “conhecidos”. Mas há uma categoria especial que são aqueles amigos antigos, que estudaram com você em alguma fase da vida, que frequentaram suas festas de aniversário e que conheceram um “você” bem diferente do atual.
Os amigos antigos que se afastaram (por nós, por eles ou pela vida) nos trazem lembranças muito boas (bem verdade que algumas nem tanto!) e uma sensaçao de alívio e calma ao sabermos que o filme nao encerrou, mas está “pausado”. Assim, em “pause” se pode amar sem nenhuma declaraçao ou esforço. Apenas com o deleite de memórias inesquecíveis. A obrigação social está neste caso “temporariamente fora de stock”… E o máximo que se faz nessa categoria de AAA (amigos antigos afastados) é desejar um “Feliz Natal” ou um “Feliz Aniversário” com os derivativos sequenciais de praxe: “proteçao, felicidade, saúde, paz, realizaçao de todos os sonhos, blá, blá, blá…” E nao que sejam saudações falsas, é claro! Sao (dependendo da pessoa) até muito verdadeiras. Mas estao dentro de uma certa “obrigação social”. Isso porque já está condicionado em nossa sociedade (principalmente na nossa cultura brasileira calorosa) que para gostar tem que demonstrar que gosta. E as declarações são itens necessários dentro dessas demonstrações de afeto. Não basta você querer o bem de alguém com toda a força do seu coração… tem que dizer a essa pessoa que você quer o bem dela, e de preferência com todas as letras, vírgulas e pontos.
Dentro dessa linha de pensamento, os AA (amigos atuais) são os mais preocupantes. Porque se para os antigos já existe uma certa cobrança social lá no “inconsciente coletivo”, imaginem o efeito de nao demonstrar constantemente o enorme afeto ao amigo de todas as horas??? Se esquecemos de proferir as “palavras mágicas” nos sentimos (geralmente) culpados… isso porque esses amigos estao em “Play”, em estado de “Conta Ativa”. E uma conta ativa requer esforço, dedicação e tempo. Tempo que às vezes nao temos. Ou temos, mas nao queremos gastar desta forma. Por exemplo: se nasce o filho de algum amigo em “Conta Ativa” é esperado que acompanhemos essa etapa tão importante da vida desse amigo atual. E se deixamos de acompanhar por um tempo, a nossa conta se torna “inativa”. Levamos uma “pausa” em sinal de cartao vermelho até que nosso rendimento como amigos dedicados melhore e voltemos a ocupar a posição de atacante.
Para algumas pessoas fazer amigos é fácil, para outras nem tanto. Porém a manutenção de uma amizade é o que nos faz ganhar ou perder pontos no jogo social. E quanto mais amigo, mais dedicação é necessária…Ufa!
Bom, aproveito para desejar um Feliz Aniversário antecipado, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo do próximo ano…
Assunto resolvido!

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: