Skip to content

Bullying Verbal

abril 26, 2012

Dominador ou dominado? Há pessoas que são assim… Dominantes. E outras, dominadas… Em uma conversa de bar amigos se encontram para conversar. Na maior parte das vezes eles se encontram para ouvir e seguir com as argumentações dos líderes do grupo, dos que conduzem o papo até o ponto em que o assunto esfria e decide (ele) mudar o rumo da conversa. São marcos sutis dentro de um todo, posições fortes, tons de voz, olhar, presença. São pessoas que chamam a atenção para si, querendo ou não. No trabalho, na vida social, dentro de casa. Em todos os cantos temos a presença de dominadores. Os “DR” – Dominadores Rotineiros são os que encontramos tradicionalmente na nossa vida e que sempre nos conduzem à sua realidade, ao seu mundo. Já os DC – Dominantes Compulsivos, são os que insistem em nos levar até a sua verdade, não deixando espaço para argumentações e escapatórias.
São os sanguessugas das nossas vontades e pretensões. São os ditadores do nosso tempo e delimitadores das nossas verdades. Esses, quando “empoderados” pela submissão passiva e obediente são incontroláveis, perversos e autoritários.
Uma mulher ciumenta, um chefe descontrolado, uma amiga surtada. Todos seres necessários, mas dominantes extremados. Cuidado! A linha que divide a má companhia da companhia indesejada é tênue, e o espaço onde está localizada a sua razão pode não ser o mesmo de onde está a razão do ser dominante.
O famoso “Bullying” já existe a anos, em diferentes forma de assédio… O domínio psicológico é precedido muito antes pelo dominío verbal, no intuito de manifestar a força das suas histórias, do seu teatro, do seu discurso. O condutor do leme é o que mostra o caminho. Em um maior ou menor grau, sempre sofremos uma espécie de “bulling”, sempre estamos nos reafirmando o tempo todo. Nos calamos quando nos convém e nos calamos também quando sofremos bullying verbal. Quem tem o dom da palavra leva vantagem. Quem não o tem, espera sua vez de se pronunciar (se essa vez chegar…).
Aos DR, parabéns…
Aos DC: Fui!!! (Para bem longe…)
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: