Vou de Novo

Não posso mudar os fatos e as pessoas à minha volta, mas posso mudar, de novo, minha percepção sobre eles…

Read more

Não Quero Mais

Depois de tantos caminhos tortos, consegui chegar até aqui. Cheguei descalça, sozinha e um tanto machucada, mas cheguei. Não fui sempre fiel, aos outros e a mim mesma; não cumpri todos os acordos, não me lembrei de cuidar tão bem de todos que ainda amo, não me importei na verdade… Sinto muito, muito mesmo. Gostaria […]

Read more

Do Que Eu Preciso

Cubro-me de mim em tons esverdeados de esperança e ensejo um toque de recolher quando o assunto são os quereres de outro alguém; finjo estar satisfeita com suas análises e esbarro na preguiça constante de atender aos critérios que eles estabeleceram para os mais altos patamares no quesito felicidade, e então, sem querer, entendo qual é minha vontade genuína neste pedaço de mundo em que habito.

Read more

Elas Podem Tudo

Maria Scarlet fala sobre o Dia da Mulher, fazendo uma correlação entre a relação histórica de poder masculino e o momento de ascensão feminino em 2021. -> “Elas podem tudo e agora já sabem disso…”

Read more

Minha Jornada

Faço-me possível quando o tema é o próximo e tento entender suas dores, mas recuso-me a igualar meus sentimentos no mesmo patamar que o delas, porque o meu lugar no mundo é só meu, assim como as minhas dores, a minha jornada e o meu tesão na vida.

Read more

Quero Muito Mais

Quero ser eu em um milhão de espaços criados para acomodar minha alma vaidosa e minhas ideias pouco ortodoxas. Quero estar presente mesmo quando não sou chamada e eternizar minha fala com a intonação teatral que encarno a cada subida no palco do desconhecido.

Read more

Não Vou Me Render

Acordo todos os dias com o pensamento constante de que meu discurso deve ser diferente do que reza a maioria, de que minhas cores devem ser mais densas e que meu estandarte deve ter o peso de uma relíquia em forma de cruz e troféu. Recuso-me a seguir as ordens da boa vizinhança e ouso dizer que a minha morada abriga muitas de mim, todas com sua opinião pungente e sua voz rouca.

Read more

Você Quer Ser Livre?

Sinto-me livre quando estou completa de mim, em êxtase pela sintonia que encontro sozinha nas músicas que ditam a trilha sonora da minha vida

Read more

“Ela”

“Ela” foi em busca de uma posição no mercado de trabalho e encontrou sorrisos e acenos carinhosos; ouviu um tanto de coisas que, ao final do dia já não encontrava defeito ou maldade verdadeira; passou a achar que era normal servir sua beleza produzida em pratos pequenos, a serem servidos durante mais um jantar de sexta; fez-se de muda, de surda, de cega.

Read more

BRUXAS

Porque o que antes significava azar hoje pode ser o caminho para encontrar aquilo que nem sabemos que buscamos, mas que será o consolo para as nossas dores supérfluas e nossas cicatrizes permanentes.

Read more

Estupro Culposo

Somos todas nós, mulheres, as causadoras das dores do mundo, em todas as vezes em que ousamos, em todas as vezes em que agimos, e em todas as vezes em que mostramos um pouco da delícia que temos nos arredores do nosso molde feminino, que é cheio de bossa, de maciez e de cores.

Read more

Diamantes Brutos

um velho amigo uma vez me disse que não existe decisão difícil, existe apenas a angústia de tomá-las.

Read more

Meus Desejos

Desejo que você se lembre dos melhores momentos que viveu ao meu lado, e que você os reviva todas as vezes em que a sua memória chamar pelo meu nome. Desejo que você esteja plena de si, em sua melhor versão, para que, na hora em que precisar se despedir, não sofra tanto; para que consiga até esquecer o quanto era bom ficarmos guardados dentro desse enorme guarda-chuva, que tinha a difícil tarefa de nos deixar secos e prontos para a festa, que começava sempre antes do combinado…

Read more

O Que a Cinderela Quer?

As Cinderelas da vida moderna viram seu amor sair pela porta que um dia entraram juntos, rumo à uma vida feliz, cheia de expectativas e promessas. Hoje elas descobrem seus orgasmos com estranhos de aplicativos de relacionamento, fazem massagem tântrica e lêem conteúdo erótico. Elas não se cansam de escolher novas formas de sentir prazer, apesar de sua pele mais áspera e ressecada, apesar dos vários acessórios que juntaram pelo caminho…

Read more

A Sua Cor Importa

Então, não minimize a importância da sua cor para misturar-se na multidão sufocante que aplaude guerras como se presenciassem o nascimento de uma nova vida. Não se misture, ressalte-se. Viva intensamente a escuridão avassaladora de todo seu ser, que aglomera anos de sofrimento para transformá-lo em pura poesia, com um brilho próprio, que se sustenta pela potência da sua melanina, imensa e absurdamente vasta em um corpo pintado por um Deus que escolheu você para transformar ideias pálidas e preconceituosas, em uma imensidão de novas oportunidades.

Read more

Que Bom!

Que bom que você resolveu voltar… bom saber que ainda somos um em meio a tantos. Que bom que não nos perdemos de nós, como fizeram nossos pais e os amigos deles. Bom pensar que ainda temos motivos para acreditar no caminho que escolhemos, aquele mais íngreme e tortuoso, mas igualmente encantador. Bom poder me […]

Read more

Sou dessas…

Sou dessas que expõe as verdades sem se preocupar com as consequências das palavras impensadas. Sou dessas que desobedece as ordens da boa diligência, que se sobrepõe a altarquia conferida e a falsa modéstia do saber mediano. Sou assim, enorme e avassaladora, sem viés de nostalgia, que abraça o novo como quem devora um doce […]

Read more

O Tomara que Caia Caiu!

Feliz dia da mulher para todas as mulheres que passam batom vermelho, com todo o peso que o rubro traz, com a malícia promíscua que recai sobre o decote fútil e pecaminoso da fêmea que seduz e aborrece; daquela que é maldita por ser delicada e quente, que é fácil quando quer abraçar o mundo […]

Read more

Ah, se eles soubessem…

Por vezes sigo questionando o quanto eles sabem sobre a vida que os cerca. Será que aprenderam a construir seu império de marcas a partir de rótulos antigos? Ou compraram novos pacotes com funcionalidades mais atuais? Ah… se eles soubessem! Se soubessem que não se trata de encontrar a sua própria sintonia, mas de saber […]

Read more

Meu Pensamento Pessimista

Dentro da bolha da minha vida estabeleci estratégias de sobrevivência que fogem do discurso natural e das leis da disciplina do pensamento saudável, aquele que vem com um suco de laranja e doses de otimismo cotidiano… Planejo cada dia como se fosse a última oportunidade de deixar minha marca, ainda que uma marca barulhenta ou […]

Read more

“Forever Young”

Era ela, Fernanda Young, uma representante das letras vermelhas, aquelas que não se calam quando anoitece ou quando a audiência muda. Seu olhar meticuloso a fazia articular as palavras que saíam facilmente dos lábios carnudos e provocantes, na mesma sintonia dos seus irrequietos dedos, que acompanhavam de perto a sua genialidade.

Read more

Não Perca o Controle!

É esse controle que vai fazer você voltar do abismo que te seduz, todas as vezes em que você vai passear por lá, no meio da noite ou mesmo no meio de uma tarde um tanto sem graça, em uma terça-feira cheia de saudades, lamentos e frustrações… mantenha-se firme neste controle providencial, que não é absoluto nem intransponível, mas que te mantém forte até o dia seguinte ou até o próximo capítulo de um livro denso e contagiante.

Read more

O Que Aprendi…

Entendi que os trilhos são mais lisos que meu salto fino aguentaria, mas que a graça reina justamente aí: em fazer-me equilibrar nas barras escorregadias desta sociedade melancólica que insiste em rir de si mesma, em descompasso com os que tentam permanecer em pé, eretos e firmes em seus propósitos.

Read more

Não Se Importe Tanto…

Sempre que nos sentimos mal, com aquela dor que insiste em nos visitar no meio da tarde, com aquela agonia que surge no meio da madrugada ou com aquela dúvida que não sai do nosso inconsciente, nos esquecemos de percorrer as ladeiras fáceis da nossa versão otimista, aquela que está sempre lá, pronta para nos salvar nos dias incessantes de chuva.

Read more

No Seu Dia…

Lembre-se, todos os dias, que durante esta caminhada você estará acompanhada, mas que a caminhada ainda é só sua. Então é você quem decide o caminho que quer seguir, e você também deve escolher o ritmo dos passos e a frequência das paradas para se abrigar da chuva ou tomar um pouco de sol.

Read more

Penélope Distraída

Tantas, mas tantas vezes, quis ser o centro das atenções de outros, quando na verdade, a atenção que eu mais precisava buscar era a minha própria; o olhar cuidadoso que me fazia falta quando não estava prestando atenção nas pequenas dores que meu corpo acusava: eram elas que me diziam o que eu me recusava a escutar, e quando parei para ouví-las, já era tão tarde que preferi fumar só mais um cigarro, só mais um…

Read more

I.N.T.E.N.S.A.

E foi com essa mesma intensidade que briguei, quando entendi que não ia conseguir aquele prêmio, que o meu namorado jamais seria meu mais do que era “delas”, quando vi que de nada adiantava fazer tanta dieta, se a cada hora, a imagem daquele doce vinha me seduzir e acabava me levando para a mesa farta que eu vivia fugindo…

Read more

O que te emociona?

Sou eu quem deve enfrentar a escuridão das esquinas pelas quais minha alma insiste em vagar, nas horas em que minha mente se distrai e me deixa livre para sofrer um pouquinho por aqueles momentos que não deveriam ter acontecido, mas que existiram.

Read more

Não Me conte Seus Segredos

Então, minha doce menina, seus segredos devem sempre ser camuflados debaixo das camadas de pó que intoxicamos nossa pele viva; devem ser contidos nos alicerces da sobrevivência servil, nos arredores desta cidade de máscaras e devem, por fim, reinar absolutos no espaço sagrado da sua mente, sempre que você conseguir atingir o sono mais profundo, onde ali, você poderá deixá-los vagar livremente na sua própria escuridão…

Read more

Gateheaven

E foi assim que as verdades sobre o meu passado foram reveladas… da forma mais cruel e dramática. Eu me tranquei na prisão que construí, no paraíso acima das maldades da Terra, fui para dentro da minha mente brilhante, onde só eu poderia reinar absoluta, onde os meus sonhos se tornariam verdadeiros e onde a realidade seria mais amena e mais singela que as rodas frias da minha cadeira.

Read more

Será?

E assim, eu sigo nadando nesse mar tão confuso quanto a nossa própria história, onde buscamos nele a paz para um descanso que jamais vai acontecer ali, pois ele está sempre em movimento. Aprendemos a contemplá-lo de longe, entendendo a dificuldade que é, mergulhar nele, mas amando-o com a mesma imensidão do seu infinito.

Read more

Meu Mundo

As lembranças quentes eu revivo no meu Mundo mais particular, aquele no contorno da minha cama, embebidas pelo cheiro ácido dos desejos de quem muito me quis, ainda que por alguns poucos minutos, ou mesmo por uma vida inteira.

Read more

Não Me Chame de Guerreira

Minhas guerras não são travadas no cenário que meus olhos enxergam, não estão ali, expostas como grandes cicatrizes em praça pública. Minhas guerras estão escondidas dentro de mim, em um lugar que só eu consigo encontrar.

Read more

Não Quero Mais Nada…

Depois de tantos caminhos tortos, consegui chegar até aqui. Cheguei descalça, sozinha e um tanto machucada, mas cheguei. Não fui sempre fiel, aos outros e a mim mesma; não cumpri todos os acordos, não me lembrei de cuidar tão bem de todos que ainda amo, não me importei na verdade. Sinto muito, muito mesmo. Gostaria […]

Read more

Essa Sou Eu

O tempo está se esgotando e você continua aí, parado e insistente, tentando mudar o que nunca vai conseguir… porque eu sou assim; sou livre e louca, sou parcial e apaixonada e não, não sou nada racional quando o que está em jogo é a minha felicidade. Não consigo me comportar como deveria, não consigo […]

Read more

Suas Cores

Suas cores invadem o meu mundo e o tornam mais vibrante. Elas falam diretamente à minha alma, que já havia se esquecido de que a vida é muito maior que um simples “não”. Elas me incentivam a continuar a caminhar, mesmo sem tempo, mesmo cansada. São elas, as suas cores, que brilham para mim em […]

Read more

Mãe

Mãe, minha mãe. Hoje me sinto mais forte e mais segura; me sinto mais capaz e mais determinada. Hoje sou eu quem reclama da bagunça na casa, quem regula a quantidade de açúcar e quem reza para pedir a proteção dos meus, toda vez que saem por essa porta. Mãe, hoje eu enxergo todas as […]

Read more

Eu Posso Ir Além

Eu posso mais do que entrego, posso ultrapassar todos os limites que me impus há anos; posso andar por onde eu não pensava que existiria terra firme, por onde achava que meu corpo não aguentaria. Posso ser mais forte que um trator e mais leve que uma pena. Posso acertar mais e não preciso me […]

Read more

“Tudo bem”

Se hoje você acordar e se sentir triste, tudo bem. Você não precisa sorrir todos os dias, em todos os momentos da sua incansável rotina. Se perceber que, depois de ter tentado tanto, você não alcançou aquele resultado que tanto queria, e que, apesar de todo o esforço, o seu saldo na conta bancária é […]

Read more

Mais Viva do que Nunca

Quando pensar em mim, pense com felicidade. Porque eu fiz o que queria: levar as minhas palavras aos ouvidos de quem se recusava a ouvi-las. Levantei a minha voz em um tom ainda mais alto, mais potente e com maior alcance.  Hoje eu sou a prova viva de que existe esperança, e de que a […]

Read more

Nas Minhas Andanças

Nas minhas andanças pude presenciar várias coisas, das mais simples as mais excêntricas. Fui à casa do abastado, dividi a cachaça com o amigo de viagem, chorei as mágoas da minha mãe, lamentei os erros dos meus filhos, pequei em doses cavalares com o orgulho que me acompanhava até bem pouco tempo… fui do céu […]

Read more

Permita-se

Permita-se uma vez na vida acordar e não passar o valioso protetor solar. Acredite que nesse dia o sol não vai te machucar.  Permita-se comer vários bombons de uma só vez sem pensar nas dobras inconvenientes que surgirão. Pense que elas já estão aí, só vão ficar ligeiramente mais inchadas… Permita-se sair sem pentear tanto […]

Read more

Quero Ser Mais Parecida Com Você

Quanto mais o tempo passa e mais escolhas eu faço para ser diferente de você, melhor entendo que o que eu sinto não é revolta ou medo da igualdade. O que eu sinto é uma admiração profunda por você. Tão grande que não posso ser a pessoa que vai tirar você desse pedestal que eu […]

Read more

Pode Falar…

Pode falar… fale à vontade e com vontade. Misture as verdades que você ouviu e as embrulhe de presente para eles, o público ávido por histórias malcontadas e notícias catastróficas. Fale da forma como eu me comporto, das bocas que nem beijei, do voto que eu não dei, da roupa que nunca usei. Fale do […]

Read more

Poder

Tantas vezes eu caí, tantas vezes fraquejei… fui fraca diante dos olhos de vários e fraca na superfície da minha pele cansada, ressecada e enrugada. Fui pequena diante dos desafios que insistiam em me engolir. Fui mesquinha, fui medíocre e tudo mais que não consigo nem classificar. Mas, quando olho para os piores momentos da […]

Read more

Iludidos

Ser iludido, muitas vezes, é bom. Acreditar em algo que nos faça bem, redundantemente, nos faz bem. As ilusões, muitas vezes tidas como vilãs da vida real são, na verdade magistrais psicólogas do cotidiano que abaixam o véu para melhorar a bagunça da vida. Viver nos dias de hoje está realmente difícil. A realidade, quando […]

Read more

Desapego

Desapego é o movimento natural a que somos submetidos a cada fase da vida. O desapego material, que é supostamente mais fácil do que o desapego emocional é uma forma de desvencilhar-se de todo e qualquer vestígio de passado-presente, e exorcizar os fantasmas guardados no armário, coroando uma vida nova cheia de desafios e objetos […]

Read more

Leveza

Ódio, raiva, revolta, mágoa. Todos sentimentos justos que nos inspiram a lutar pela nossa verdade, pela nossa causa  (ainda que a nossa luta seja por retribuir um injusto xingamento de trânsito…). Essa atmosfera nos traz calor, nos aproxima do caos necessário para a construção ou a reconstrução da nossa, muitas vezes, apagada identidade. Mas ao […]

Read more

Pecados Capitais

Às vezes me sinto assim: queimando. Pode ser porque fui uma prostituta, porque sou uma dona de bordel ou porque, na verdade, o que existe hoje é minha alma pecadora, cheia de passivos, lotadas de erros do passado. Queimo de remorso e, às vezes, queimo de raiva por não ter me dado a chance de […]

Read more

Detalhes

Paredes sem quadros, calça sem cinto e orelhas sem brincos. Sempre gostei de coisas inacabadas, sem o “toque final”. Achava que ser diferente era mais interessante, mais original. Com o tempo, com a idade e com a mudança que todos nós sofremos em diferentes graus na vida comecei a achar que a parede da minha […]

Read more

“Afliceta”

Mulher não tem raiva. Não tem rancor, não tem mágoa. Mulher não tem ansiedade, e também não tem “ataque”. Mulher tem apenas um único e pequeno defeito: a “afliceta”. Aquela sensação de que vai explodir se alguém passar sua frente em uma fila ou se a deixar com a frase incompleta… Mulher não se sente […]

Read more

“mulherzinhas”

Nós, mulheres, queremos sempre mais. Queremos ser reconhecidas pela inteligência, mas desejadas pelo corpo. Queremos ser independentes com nosso próprio dinheiro, mas queremos o conforto que o dinheiro do companheiro proporciona… Queremos amigas sinceras, mas estamos sempre em busca (ainda que de forma inconsciente) dos olhares invejosos das “conhecidas de academia”. Queremos promoção no trabalho, […]

Read more

Bruxas do Bem

2013. Ano da Serpente. Mas podia ser também do gato. Do gato preto. Do gato das Bruxas. As Bruxas, antes perseguidas na Inquisição, tomam agora o poder no novo tempo delas, “Das Mulheres”. As mulheres que dão vida, que criam, que governam. As mulheres que usam o seu poder de sedução. Que usufruem do corpo […]

Read more

Ego

Ego. Muitas vezes o problema da nossa vida se resume a essas três letras. Quantas vezes seguimos caminhos opostos a alguém amado só porque “ele”, o Senhor Ego, não nos permite abaixar, recuar, perdoar? Existem por aí na vida, muitas “Monalisas” prontas para abandonar de vez seu lugar cativo na arquibancada para seguir seu amor […]

Read more

Hebe Scarlet

Homenagem da Maria Scarlet para uma das maiores artistas de todos os tempos: Hebe Camargo. Hebe Estrela. Engraçada, desbocada, escancarada. Ela é assim, “enorme”. Seu riso engole todos os outros, sua generosidade se expande para todos que buscam inspiração. Ela é “muito”, é “mais”… É a Hebe gracinha, a Hebe Rainha, a Hebe do povo. […]

Read more

Quadrada

É… Sou assim: “quadradinha”… Já fui saidinha, moderninha e até safadinha, mas hoje sou mesmo é quadrada! Gosto de educação, de boas maneiras. Sou fã de comida saudável e aprendi a cuidar do meu corpo como meu “santuário”. Sinto falta dos amigos verdadeiros, das coisas simples da vida. Valorizo a família, priorizo o sonho dos […]

Read more

Mulheres Maravilhosas

Quanto mais eu envelheço, mais admiro as mulheres. Sempre me surpreendo com a força e determinação dessa classe “menos” favorecida! São todas diferentes e, ao mesmo tempo, idênticas. Estão ali para os filhos, o marido, às vezes o amante, os pais e os amigos. Brigam com uma tal de TPM o ano inteiro, e muitas […]

Read more

Pegadas

“Cuidado onde pisa, menina!” Já dizia a minha Bisa, em uma alusão aos passos que damos na vida… Anos depois me encontro com essa frase, solta dentro da minha memória, e entendo, por fim, a recomendação aflita de quem já viveu muito para saber qual é o melhor momento de parar a “roleta russa” das […]

Read more